.

.
"A cozinha é o lugar de onde sai amor em forma de comida". Eu sou uma verdadeira apaixonada pela arte de cozinhar e tenho um marido apaixonado pela minha comida! Adoro receber amigos em casa e fazer com que se sintam a vontade. Desde que surgiu minha paixão por cozinhar tenho feito isso com mais prazer a cada dia. Então surgiu este blog! Por quê não compartilhar minhas aventuras culinárias com vocês?! Entre e sinta-se à vontade! Obrigada pela visita!

"A cozinha é o lugar de onde sai amor em forma de comida". Eu sou uma verdadeira apaixonada pela ar

terça-feira, 1 de abril de 2014

Sua dieta sabota sua saúde?

A grande preocupação de quem quer emagrecer ou manter o peso costuma ser o número de calorias dos alimentos. Mas de nada adianta investir em opções pouco calóricas se vitaminas e minerais importantes faltarem no cardápio. Problemas como queda de cabelo, unhas fracas e dor de cabeça podem decorrer de uma alimentação mal elaborada.

"O ser humano é um organismo complexo que requer uma grande variedade de nutrientes para o bom funcionamento", explica a nutricionista Tatiana Branco Barroso, da Nutri Action Assessoria e Consultoria Nutricional, em Santos. Por isso, elaboramos o quiz abaixo para avaliar seus conhecimentos sobre dieta balanceada.
Se feita corretamente, uma dieta sem carboidratos ou proteínas ajuda a emagrecer com saúde?

Não
 A retirada de qualquer nutriente por completo da alimentação sempre afeta a saúde. Carboidratos são a principal fonte de energia para o corpo, enquanto que proteínas são fundamentais para a construção e reparação de tecidos, afirma a nutricionista Cátia. "Os principais sintomas decorrentes dessa exclusão são dor de cabeça, fadiga, dificuldade de concentração, desaceleração do metabolismo e até desmaios", complementa
Longos períodos em jejum:
Muitas pessoas acreditam que pular refeições é uma boa estratégia para perder peso, mas isso causa hipoglicemia, afetando as funções vitais do organismo, e pode levar ao conhecido efeito sanfona. "Como o corpo está sendo privado de energia, ele desacelera o metabolismo e, assim, passa a queimar menos calorias. Quando a pessoa voltar a comer normalmente, irá recuperar os quilos perdidos", explica Tatiana Barroso.
O que seria um café da manhã completo?

 Um copo de leite desnatado, duas fatias de pão integral com creme vegetal, uma fatia de queijo branco e metade de um mamão
Pular o café da manhã compromete o bom desempenho do dia, tanto na questão física quanto mental. "Afinal, você passou horas em jejum enquanto dormia e, assim, precisará de energia para realizar suas tarefas", alerta Elisabeth. Por isso, nunca deixe de fazer esta refeição, que deve incluir carboidratos (pão e frutas), proteínas (leite desnatado e queijo branco), gordura boa (creme vegetal), e micronutrientes, como as vitaminas (frutas
Macarrão instantâneo pode substituir uma refeição do dia?
Não, irão faltar nutrientes
 "Macarrões instantâneos são alimentos de calorias vazias, ou seja, que não possuem nutrientes essenciais, apenas calorias e sal excessivos", aponta a nutricionista Tatiana. Segundo ela, se a ingestão desse produto se tornar um hábito, o corpo dará sinais de que está em desequilíbrio e isso pode começar com características simples, como o enfraquecimento das unhasQuantas porções de frutas, no mínimo, precisam ser consumidas diariamente?
 Resposta: Três
Nota: O consumo de pelo menos três porções de frutas por dia fornece vitaminas e minerais necessários para o bom funcionamento do organismo. "A carência desse alimento pode levar à constipação intestinal e desencadear até um estado de desnutrição de micronutrientes, que pode levar a problemas, como o hipotireoidismo", afirma a nutricionista Cátia.
Pergunta: Verduras e legumes podem fazer parte apenas de uma das refeições do dia?
 Resposta Não, elas devem fazer parte tanto do almoço quanto do jantar
Nota: "Se possível, verduras e legumes devem constar em todas as refeições, podendo ser incluídas em sucos, sopas e outros alimentos, como o arroz", explica a nutricionista Elisabeth Vargas, gerente de nutrição da Unilever. Os vegetais fornecem nutrientes fundamentais para a manutenção da saúde, como vitaminas, mineiras e fibras. Para tentar atingir o consumo diário recomendado - no mínimo três porções diárias -, siga a regra de "quanto mais colorido o prato, melhor".
Quantas vezes por semana uma pessoa saudável deveria comer carne vermelha? Resposta Até 3 vezes por semana
Nota: De acordo com a nutricionista Cátia Medeiros, de São Paulo, a carne vermelha deveria ser consumida até três vezes por semana. "Nos demais dias, invista em peixes, aves, carnes suínas e ovos", recomenda. Segundo ela, a carne vermelha é uma excelente fonte de ferro e proteínas, mas também possui grande quantidade de gordura saturada, prejudicial à saúde. Por outro lado, excluí-la completamente do cardápio sem apoio profissional pode ser perigoso. Isso porque ela é a melhor fonte de aminoácidos essenciais, ou seja, aqueles que não são produzidos pelo corpo. Opte então, pelos preparos mais saudáveis, como o grelhado.

Eliminar a gordura do cardápio faz bem à saúde? 

resposta: NãoNota: As gorduras são essenciais para o bom funcionamento do metabolismo, mas é preciso acertar na escolha. "As do tipo mono e poliinsaturadas são consideradas boas, porque ajudam a regularizar os níveis de lipídio do sangue, participam da produção de hormônios e são importantes na absorção das vitaminas A, D, E e K", esclarece Cátia Medeiros. Elas podem ser encontradas em alimentos como o azeite de oliva e vegetais verde escuro, respectivamente. Já as gorduras saturadas, presentes em alimentos de origem animal - como carne bovina -, devem marcasr menos presença nos pratos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...