.

.
"A cozinha é o lugar de onde sai amor em forma de comida". Eu sou uma verdadeira apaixonada pela arte de cozinhar e tenho um marido apaixonado pela minha comida! Adoro receber amigos em casa e fazer com que se sintam a vontade. Desde que surgiu minha paixão por cozinhar tenho feito isso com mais prazer a cada dia. Então surgiu este blog! Por quê não compartilhar minhas aventuras culinárias com vocês?! Entre e sinta-se à vontade! Obrigada pela visita!

"A cozinha é o lugar de onde sai amor em forma de comida". Eu sou uma verdadeira apaixonada pela ar

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Porqueta Alla Romana - Leitoinha a Romana


Essa receita é de um chefe especial que participou do programa mais você o chefe Roberto Ravioli,uma delicia.
E como eu amo carne de porco me apaixonei nessa receita.maravilhosa!

Divulgação

ingredientes

Porqueta




  • 1 lateral de leitão de 12kg
  • 2 colheres (sopa) de sementes de erva doce
  • 5 ramos de alecrim
  • 1 colher (sopa) de orégano
  • 1 xícara (chá) de folhas de manjericão
  • 1/2 colher (sopa) de pimenta malagueta seca
  • Sal a gosto
  • Pimenta do reino moída na hora a gosto
  • 1 xícara (chá) de suco de limão
  • 1 xícara (chá) de suco de laranja
  • 1 xícara (chá) de aceto balsâmico ou de vinagre de vinho tinto
  • 1kg de lingüiça calabresa fresca
  • 300g de panceta ou bacon em fatias
  • 1 xícara (chá) de azeite
  • 1 xícara (chá) de óleo
  • 1 litro de caldo (carne/ frango ou legumes)
  • Batatas para forrar a assadeira
  • Barbante para amarrar
  • Papel alumínio
  • modo de preparo

    Porqueta

    Desosse a lateral do leitão, retire a paleta e o pernil. Esfregue o sal por toda a carne, inclusive no coure. Misture todos os temperos: erva doce, alecrim, orégano, manjericão, pimenta malagueta e a pimenta do reino numa vasilha e espalhe sobre o leitão. Depois, regue com os temperos líquidos: suco de limão, suco de laranja, o aceto balsâmico ou vinagre, o azeite e o óleo. Deixe marinar por uma noite. No dia seguinte, abra a peça e coloque a lingüiça desmanchada, cubra com fatias de panceta ou bacon. Enrole e amarre com um barbante forte. Faça alguns furos na carne. Leve ao forno em uma assadeira forrada com batatas (que é para não grudar a carne), regue com os temperos da marinada, junte o caldo de sua preferência, deixe por 1 hora, retire, vire a carne e deixe por mais 1/2 hora. Cubra com papel alumínio, deixe mais 1 1/2 hora, sempre olhando de 30 em 30 minutos. Regue com o caldo. Quando estiver pronta, retire da assadeira e deixe esfriar naturalmente. Demora umas 3 horas mais ou menos. Leve a geladeira e coma no dia seguinte como antipasto ou num sanduíche de pão italiano, com mostarda de mel. Com as batatas usadas para forrar a forma, faça uma farofa com cebola e ovos. Pique bem as batatas e junte farinha.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...